10 de fevereiro de 2018

Não seja um Geazi

Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele possuía características negativas que não devem em hipótese alguma servir de exemplo para os servos do Senhor.

1 - Era servo do homem, não de Deus

"Então Geazi, servo de Eliseu..." 2 Reis 5:20

"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu..." 2 Reis 6:15

A Bíblia não o menciona como servo do Senhor e sim servo de Eliseu. O profeta sim é mencionado como servo de Deus, ele não. 

Pessoas que se dizem servos de Deus, porém, no fundo servem somente a homens. Suas atitudes são para mostrar aos homens o que fazem e não para agradar ao Senhor. São tipicamente religiosas.

"Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." Mateus 6:2

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." Mateus 6:5

2 - Não tinha unção

“E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino... E Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele, e lhe trouxe aviso, dizendo: O menino não despertou.” 2 Reis 4:29-31

Nesse episódio onde a mulher sunamita perdeu seu filho para morte, Geazi tentou se antecipar ao profeta e levou o bordão do mesmo. Mesmo usando o bordão (cajado) do profeta, o milagre não aconteceu, porque a unção não estava no objeto e sim na vida reta do profeta.

Assim há muitas pessoas se intitulam cristãs e de Deus, porém, suas orações nunca são ouvidas, apesar de parecerem pessoas retas diante dos homens, inclusive seguindo orientações de pessoas de Deus.

3 - Coração ganancioso 

"Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele." 2 Reis 5:20-23


Pessoas que tratam o evangelho como fonte de lucro por terem um coração ganancioso. Eliseu não cobrou nada para dar a direção que culminou com a cura de Naamã da lepra. Entretanto, Geazi se achou no direito de cobrá-lo. 

Estamos cheios de pessoas e denominações que cobram de maneira escandalosa para realizarem orações, intercessões e etc. Denominações que fazem campanhas levantando ofertas para pessoas serem curadas de câncer, alcançar prosperidade, entre outras bênçãos movidas pela ambição. 

"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Mateus 10:8


4 - Cegueira espiritual

"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." 2 Reis 6:15-17

Não é de surpreender a cegueira de Geazi. Um homem que não serve a Deus, é ambicioso e não tem unção no mínimo não tem visão espiritual. 

Pessoas com o "espírito" de Geazi não tem visão espiritual, ou seja, não têm fé. A visão não é nada mais que os olhos da fé.

Resumo

Não seja igual a Geazi. Se você possui alguma dessas características, tome cuidado. Se não possui, graças a Deus. 


About Author

Jesusmar Sousa
Jesusmar Sousa

Autor & Editor

Cristão de fé, buscando na Palavra de Deus respostas para vida.

0 comentários: