A ira - Espaço da Fé

Espaço da Fé

Uma mensagem de fé e esperança para sua vida.

24 de setembro de 2017

A ira

A ira é algo inerente ao ser humano. Na verdade não só ao ser humano, é inerente também ao próprio Deus:



"Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra". Deuteronômio 6:15

"Quando transgredirdes a aliança do Senhor vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do Senhor sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu". Josué 23:16

"Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus". 2 Samuel 6:7

"Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias". Salmos 7:11

Nossa, Deus é tão irado assim? Segundo as escrituras, sim. Entretanto, apesar de tanta ira, se trata de uma ira passageira e até uma ira que pode ser apartada:

"Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente. Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo". Êxodo 32:10-14

"No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe". Jeremias 18:7,8

"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal". Joel 2:13

"Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus, e arrepender-se-á o Senhor do mal que falou contra vós". Jeremias 26:13

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se". 2 Pedro 3:9

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade". Lamentações 3:22,23

Se nos fazemos a imagem e semelhança do Criador, não é mister agirmos como Ele em relação a se irar de modo passageiro? Sobre isso Paulo discorre:

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira". Efésios 4:26

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave". Efésios 5:1,2

Não é pecado se irar. Pecado é prolongar a ira.

Jesus também se irou. Ou você acha que pegar um chicote e derrubar mesas é uma atitude de alguém que está tranquilão? Obviamente não.

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou". João 2:13-17


Entretanto, sua ira era contra a situação e momentaneamente. Não guardou ódio das pessoas que foram vítimas de sua ira. Tão verdade que mesmo ao ser crucificado, cuspido, humilhado, ofereceu o perdão:

"E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos. E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes". Lucas 23:32-34

Conclui-se que a ira é algo natural, porém, o prolongar-se e o viver iracundo não é algo normal e arriscado para a salvação da alma:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, 
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". 
Gálatas 5:19-21







Nenhum comentário: