9 de janeiro de 2015

O que a mulher samaritana não entendeu...

Tive essa reflexão há alguns meses atrás e resolvi compartilhar com os amados e amadas, leitores e leitoras deste blog.

Quem não conhece a história da mulher samaritana? Pelo menos para quem está no meio cristão ou lê a Bíblia, sobretudo os evangelhos, deve conhecer o relato de João capítulo 4 onde Jesus se encontra com uma mulher samaritana. Começa ali um diálogo, que termina quando a mulher se dá conta que Jesus não era um simples homem e ali Ele fez questão de revelar que era o Messias.

Durante a história tem um trecho interessante que me faz refletir muito e fazer determinadas comparações com o "evangelho" pregado nos dias de hoje. À beira do poço, o Salvador propõe àquela mulher que ela beba da água que Ele lhe der, no entanto, com a simples interpretação literal, a mulher pede da água sim, mas não para matar a sede da alma e sim a sede que atende a necessidade fisiológica humana.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la." João 4:13-15

Ela estava visivelmente preocupada com o fato de ir ao poço e pegar água para matar sua sede, porém, a água que Jesus apresentava para ela era uma água espiritual e não a composta por H2O.

Muitos hoje procuram em Cristo ou nas religiões que dizem representá-Lo soluções físicas e esquecem que a proposta d'Ele sempre foi espiritual. Nada de amuletos, nada de elementos sagrados, nada de bênçãos materiais... O que Ele realmente nos propõe é uma proximidade e comunhão com o Pai em espírito.

No texto que segue, Ele esclarece à mulher o que realmente o Pai quer de nós, o que é muito diferente do que as religiões tentam impor. Ele não quer que nossa fé seja baseada em coisas físicas ou palpáveis e sim espirituais.

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:23-24


Graça e paz a todos.



E-mail: jesusmar@guardiaodafe.com

Empregado Público Federal, adoro escrever e faço isso em três blogs de minha autoria e edição.

Comentários
3 Comentários

3 comentários

Paz e graça!
Boa tarde pra você.

Eu também amo essa passagem,irmão.
Ela traz muitos ensinamentos para nossa vida.
Podemos dizer que muitos só se preocupam com as bençãos e se esquecem do abençoador.
Não que seja errado buscar bençãos mas é muito melhor buscar a presença do abençoador e certamente alcançaremos bençãos ainda maiores.

Deus seja sempre contigo!
JESUS É O SENHOR!

Amém. Isso mesmo. A salvação é o nosso bem mais precioso.

Oi,amado!

Bom dia!
Graça e paz sejam sobre sua vida.

'Eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre.' (Salmos 52:8)

Pra abençoar sua vida e seu dia.

JESUS É O SENHOR!