27 de novembro de 2014

Televisão é abominação?


Não costumo utilizar esse espaço para criticar pregações ou denominações, mas eu não resisti ao ver um vídeo tendencioso partilhado por um irmão na internet. Assista (ouça) o vídeo abaixo e depois acompanhe as considerações que faremos a seguir.



"Televisão é a imagem de Satanás, sua casa está cheia de mundanismo, está cheia do pecado..."

A televisão é um aparelho tecnológico criado pelo homem para de alguma maneira melhorar ou facilitar a vida, assim como a internet e outras tantas invenções (telefones, celulares, rádio). 

Engraçado que os adeptos dessa igreja criticam a televisão, mas utilizam rádio e internet como meios de comunicação. Será que a rádio também não contém coisas ruins para os ouvidos dos cristãos? Será que a internet não possui conteúdos que nos conduzem ao pecado? Aliás, a internet tem sido o meio mais tenebroso para o uso do inferno, pois propaga pornografia, satanismo, informações que tendem a colocar a Palavra do Eterno em descrédito, entre outras coisas.

Os meios e veículos de comunicação estão aí para serem usados, para o bem ou para o mal. Ou você discorda que almas foram salvas por meio de todos esses meios em algum momento e muitas ainda serão? Assim como muitas foram salvas, tantas outras se perderam. Não é o meio de comunicação e sim a consciência de quem o utiliza ou absorve.

"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados." Tito 1:15

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mateus 6:22-23


"A casa está cheia das obras dos demônios que saem da televisão... o espírito imundo, as obras malignas entram nos lares, através da televisão..."

Espíritos que saem da televisão? Onde ele viu isso? Os espíritos imundos estão por toda a parte e não necessitam de nenhum meio material ou físico para entrar na vida ou no lar de alguém. O apóstolo Paulo diz que eles atuam nas regiões celestes. O que leva esse homem a crer que os espíritos habitam em uma caixa que recebe sinais eletromagnéticos e os reproduzem através de imagens e áudio? Parece até piada. O mal atua há milênios sem necessitar de televisão.

Não podemos negar que os meios de comunicação em geral pode nos induzir ao pecado, através da cobiça dos nossos olhos, mas dizer que atraem Satanás?

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12


"Capítulo 101 verso 3 de Salmos... a televisão é má, porque através dela é pregado o adultério, o homossexualismo, a feitiçaria, o espiritismo, a reencarnação, a prostituição, o divórcio, a eutanásia, o homicídio, o assassinato, derramamento de sangue... é pregado através da televisão" 

"não porei uma coisa vil diante dos meus olhos. Odeio a ação dos apóstatas: ela não me atrairá..." Salmos 101:3

O texto acima foi retirado da Bíblia de Jerusalém, considerada uma das traduções mais próximas do original. No rodapé da mesma, há uma observação sobre a expressão "coisa vil". Diz o seguinte: "coisa de Belial, isto é, prática idólatra"

O pregador tenta defender a ideia de que a televisão é o mesmo que idolatria ou tenta associar a televisão a falsos ídolos. Qualquer coisa pode ser idolatria, desde que seu coração esteja apegado a essa coisa ou pessoa acima do próprio Criador e essa coisa ou pessoa se torne um deus para você. Pode ser televisão, time de futebol, filho, esposa, marido, neto, pastor, igreja, carro, casa, emprego... Enfim. Uma infinidade de coisas.

E sobre as coisas más que se vê na televisão, foi o que falamos no tópico anterior. Todos os meios de comunicação, inclusive pessoas ao nosso redor podem ser ferramentas para nos induzir ao pecado. Agora se vamos ou não ceder, é uma escolha pessoal.


"Deuteronômio 7:26... a televisão é abominação e está em tua casa..."

Mais uma vez o uso isolado de um texto. Se lermos ele completo veremos que o Criador estava falando de imagens de esculturas, postes ídolos e não de televisão. Como dito anteriormente, a menos que as pessoas considerem a televisão mais importante que o Eterno, não se trata de idolatria.

"As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus. Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é." Deuteronômio 7:25-26


Conclusão

Vemos claramente uma distorção da Palavra do Eterno para defender uma doutrina criada por homens. Não é pecado usar os meios, quaisquer que sejam, desde que seu uso tenham fins que não contrariem as leis do Eterno. 

Mas é óbvio que alguém que se propõe a andar nos passos de Cristo, vai se esquivar de programas televisivos que levem a prostituição, ao adultério, a violência e etc. Não só na televisão, como também na internet, no rádio, no convívio com outras pessoas e etc.

Esse tipo de ensinamento que visa proibir as pessoas de fazerem isso ou aquilo, baseado em argumentos distorcidos e fúteis não passam de doutrinas de homens.


"Ninguém vos prive do prêmio, com engodo de humildade, de culto dos anjos, indagando de coisas que viu, inchado de vão orgulho em sua mente carnal, ignorando a Cabeça, pela qual todo o Corpo, alimentado e coeso pelas juntas e ligamentos, realiza o seu crescimento em Deus. Se morrestes com Cristo para os elementos do mundo, por que é que vos sujeitais, como se ainda vivêsseis no mundo, a proibições como não pegues, não proves, não toques?! Tudo isso está fadado ao desaparecimento por desgaste, como preceitos e ensinamentos dos homens. Têm na verdade aparência de sabedoria pela religiosidade afetada, pela humildade e mortificação do corpo, mas não têm valor algum senão para satisfação da carne." Colossenses 2:18-23

E para complementar, o que contamina o homem não é o que entra e sim o que sai do interior, como bem ensinou o nosso Salvador. O pecado procede do nosso interior.

"Disse Jesus: "Nem mesmo vós tendes inteligência? Não entendeis que tudo o que entra pela boca vai para o ventre e daí para a fossa? Mas o que sai da boca procede do coração e é isto que torna o homem impuro. Com efeito, é do coração que procedem más intenções, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações. São essas coisas que tornam o homem impuro, mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro". Mateus 15:16-20

Se existe algo que faz o homem pecar não são os meios de comunicação ou situações ao seu redor e sim ele mesmo, através de seus desejos. Não é culpa da televisão, da internet, dos colegas de trabalho, do Criador, tampouco de Satanás e sim do próprio indivíduo que não vigiou e se entregou aos seus desejos.

"Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: "É Deus que me está tentando", pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Antes, cada qual é tentado pela própria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida a concupiscência, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, atingindo a maturidade, gera a morte." Tiago 1:12-15



Jesusmar Sousa Teixeira
E-mail: jesusmar@guardiaodafe.com








Empregado Público Federal, adoro escrever e faço isso em três blogs de minha autoria e edição.

Comentários
3 Comentários

3 comentários

É através da TV que nos mantemos informados, numa sociedade onde devemos estar sempre atualizados a TV tem seu papel fundamental. Lógico que vamos filtrar o melhor conteúdo. Há programação que não convém assistirmos e temos que ter esse discernimento.
Há alguns anos atrás depois de ter tido um pesadelo eu liguei a TV e fiquei passando os canais procurando desenho animado para eu assistir e assim me tranquilizar. Porém tinha um homem pregando o evangelho, aquele homem falando aquela preciosa Palavra prendeu minha atenção, no outro dia resolvi assistir aquele programa e assim por alguns dias continuei. E aquela Palavra foi me transformando e conheci alguém muito especial: JESUS e hoje esta Palavra habita em mim. Glorifico a Deus, porque Ele me chamou, e foi através da televisão.

Pronto irmã. Aí está o exemplo de que não há só maldade nos meios de comunicação. Que o eterno lhe abençoe mais e mais.

Ótimo post. Sábias palavras. As pessoas ainda buscam culpados para seus problemas e continuam querendo se eximir das responsabilidades. Seja a televisão, o rádio, a internet, revistas, ou o que quer que seja estará sempre sujeito ao uso, ao interesse e ao conteúdo que cada um de nós busca. O que tá faltando é vigilância. Parabéns pelo texto! "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine" 1 Cor 6:12