O que Jesus ensinou sobre prosperidade?

Será que alguém já fez ou pelo menos já se fez essa pergunta? Falam tanto em Deus prosperar, Deus dar riquezas e etc., mas na prática, dentro das Escrituras Sagradas, o que Jesus falou a respeito?

Já dizia o apóstolo Paulo "seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso" (Romanos 3:4). Partindo desse pressuposto, aqui não estarão as minhas palavras, mas as do nosso Salvador Jesus Cristo, que, pelo menos deveria ser a base para os cristãos.

O primeiro manifesto de Jesus sobre riquezas é de forma clara e concisa, sendo encontrada no livro de Mateus.


"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:19-21

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom [Riquezas]." Mateus 6:24]

Só eu li que o conselho de Jesus é NÃO ajuntar ao invés de acumular tesouros? Então de onde tiraram a ideia de que Ele é a favor da prosperidade? Não podemos negar que o Pai supre as necessidades em nome d'Ele, pois no mesmo contexto Ele ensinou a não andarmos ansiosos, pois o Eterno sabe do que necessitamos.

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:31-33

Ele não ordena buscar as riquezas e sim o reino do Criador em primeiro lugar e as demais coisas serão acréscimo. Acréscimo significa algo secundário e não prioritário. Em suma: Não busquem riquezas ou dinheiro, o suprimento das necessidades é consequência.

Um outro episódio interessante é quando Ele estava ensinando e alguém se aproximou d'Ele rogando que pedisse ao irmão que dividisse a herança. 


"E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui." Lucas 12:13-15

Em outras palavras Jesus disse àquele homem: O que eu tenho a ver com a riqueza de vocês? E em seguida orientou sobre os riscos da avareza.

Até onde lembro, as palavras mais usadas a respeito de Jesus para colocá-Lo como um "executivo divino" se encontra em João 10:10, quando Ele disse que veio para trazer vida e vida com abundância. Os cristãos incautos, automaticamente associam isso erroneamente com a prosperidade. Onde está nesse contexto que a vida abundante é prosperidade? Não poderia ser uma vida longa, eterna? 

Outros versículos utilizados são os das multiplicações de pães e peixes e das pescas maravilhosas. Se nós bem observarmos, em ambas as situações foram momentos de necessidade, ou seja, para suprir a fome das pessoas e não para deixá-las "podres de ricas". Totalmente coerente com o que Ele ensinara antes, o acréscimo e não o acúmulo. Ninguém utilizou os pães e peixes para venderem e ficarem ricos.

Não preciso nem lembrar que Jesus também disse que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que um rico herdar o reino dos céus. Adiante os discípulos perguntam sobre a situação deles e Ele afirma que eles serão acrescentados cem vezes mais nesta vida e no porvir (Lucas 18:24-30). Mas será que Ele se referia a prosperidade? Se era ao que Ele se referia, foi mentiroso, pois as Escrituras não relatam que algum apóstolo foi rico, pelo contrário, não tiveram riquezas e viviam das doações dos irmãos. Obviamente que essas doações eram básicas e não a ponto de deixá-los ricos.

Outra passagem usada em sentido errado é a parábola dos talentos, onde Ele disse que quem é fiel no pouco, será colocado sobre o muito (Mateus 25:14-30). Se você ler atentamente perceberá que não se trata de riquezas e sim uma forma figurativa de falar sobre o reino de Deus.

Aí eu pergunto amados: Onde mesmo está escrito que Jesus veio para prosperar alguém ou distribuir riquezas? De onde inventaram essa ideia de um Jesus que prospera? Nos quatro evangelhos alguém pode me mostrar um texto claro e coerente que confirme tal afirmação? E alguém é capaz de lembrar o que Ele rejeitou como proposta de Satanás? 

"Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:8-10

Não quero dizer contudo, que  ser rico ou possuir bens é algo do diabo ou não permitido ao cristão, absolutamente. O que queremos mostrar é que a busca pelas riquezas não é algo ensinado por Jesus.

Amados, reflitamos sobre todas essas coisas. Não são minhas palavras e sim as do próprio Salvador. Mas como Ele mesmo disse certa vez em um discurso: Se você não acredita no que está escrito, como vai crer nas nossas palavras? 


"Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" João 5:45-47



Jesusmar Sousa Teixeira
E-mail: jesusmar@guardiaodafe.com





O que Jesus ensinou sobre prosperidade? O que Jesus ensinou sobre prosperidade? Reviewed by Jesusmar Sousa on 15:37 Rating: 5

10 comentários

Dileuza Niebielski Baiocchi disse...

Jesusmar, gostei muito de seu blog, virei aqui com frequência! Dileuza

Josileia Vargas disse...

Eu no posso acreditar nesse Deus que vc está descrevendo. Um Deus que fez escravos,ao invés de filhos. Em Gênesis 1.26 diz que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança,será Deus pobre e miserável? A própria Bíblia nos diz que no céu a Riquezas,ruas feitas de ouro puro por onde andaremos,o próprio templo de Israel era de uma riqueza imensa,e templo de Salomão então,o que dizer dele?? Esse Deus que vc descreve eu não conheço.

Josileia Vargas disse...

Esse Deus que vc está apresentando aqui eu realmente o desconheço. Ele é claro em Gênesis 1.26 onde diz: Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança. Deus como pai Celestial nunca iria ser avarento com os próprios filhos sendo Ele o dono do Ouro e da Prata.Em Apocalipse 21 João descreve que viu a nova Jerusalém e a cidade era feita de Ouro e muitas pedras preciosas,sendo assim o Deus que vc apresentou é um Deus extremamente egoísta,e de maneira nenhuma dá boas dádivas aos vossos filhos.

Josileia Vargas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jesusmar Sousa disse...

Perdão irmã. Vi somente agora o comentário às 19:28 hs. Aprovado. Deus abençoe.

Jesusmar Sousa disse...

Respeito seu posicionamento irmã. Como postado aqui, a opinião é livre. Sou totalmente contra a censura. Os textos estão aí. Não tenho mais o que dizer. Deus abençoe.

Josileia Vargas disse...

A vc tbm.

fabrilson sarges disse...

Parabéns pelas sábias palavras meu irmão,muitos dizem seguir o exemplo de Cristo, mas pouco verdadeiramente seguem. Todos queremos viver de uma forma aconchegante, ter um transporte, comer do bom e do melhor. Mas existe algo mais importante em jogo, a nossa salvação, fazer realmente a vontade de Deus. Salomão não pediu riquezas, bens, longividade. Pediu sabedoria, sem ela não somos nada nesse evangelho levamos. A bíblia diz que Deus se agradou tanto do pedido simples de Salomão que deu sabedoria, riquezas e paz.
Não devemos perder tempo em pedir a Deus riquezas, vamos adora-lo verdadeiramente e a prosperidade é consequência.

fabrilson sarges disse...

Que Deus te abençoe meu irmão, fico muito feliz em saber que ainda existe irmãos com esse pensamento, isso me fortalece. Já chega dessas pregações voltadas pra área financeira, vamos pregar o amor de Cristo.

Jesusmar Sousa disse...

Deus abençoe amigo. Buscando o evangelho genuíno.

Author