O grave erro de Moisés

O grande profeta e libertador de Israel, a exemplo de todos os homens mencionados e usados pelo Eterno nas Escrituras, foi um homem cheio de erros e falhas, no entanto, uma só foi grave e o suficiente para impedi-lo de entrar na terra prometida.

Pressionado pelo povo de Israel e enfurecido diante da situação, Moisés passou por cima de uma ordem clara do Criador. O Eterno orientou que ele falasse a rocha e ela lhes daria água para saciar-lhes a sede. Porém, não foi o que ele fez. Ao invés de falar, Moisés bateu duas vezes na rocha.

"Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do Senhor lhes apareceu. E o Senhor falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado." Números 20:6-12

"Também eu pedi graça ao Senhor no mesmo tempo, dizendo: Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos? Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano! Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto..." Deuteronômio 3:23-26

Parece um erro simples, não fosse Moisés ter agredido a representação do próprio Salvador. O Criador mandou ele falar com a rocha, ou seja, fale com Jesus e sairá água. Além de não crer que sairia água, agiu com violência para com a rocha.

"Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." 1 Pedro 2:6-8

Será que você não tem agredido a rocha ao invés de falar a ela? Há pessoas que acham que devem gritar, cobrar, serem agressivas, revoltadas para exigir de Jesus! Ao invés de falarem, batem na rocha e mais de uma vez.

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." João 14:12-13

Reflitamos sobre isso. Nosso Salvador ensinou que basta pedirmos em nome Dele e o Pai nos ouve. Não precisa agredi-Lo.

A atitude de Moisés o impediu de entrar na terra de Canaã, a terra prometida ao povo de Israel. Temo que tal atitude de nossa parte nos dias de hoje nos impeça de entrarmos no Reino dos Céus.



Jesusmar Sousa Teixeira
E-mail: jesusmar@guardiaodafe.com


O grave erro de Moisés O grave erro de Moisés Reviewed by Jesusmar Sousa on 15:59 Rating: 5

Nenhum comentário

Author