17 de junho de 2014

Afinal, quem foi o maior profeta?

"E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra. E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel." Deuteronômio 34:10-12


Depende muito do ponto de vista, pois as Escrituras Sagradas apontam dois profetas. Se você é judeu puro e simplesmente, pode dizer que foi Moisés. Se você é cristão, pode ter um nome a mais: João Batista.

A Torá aponta Moisés como um profeta sem igual, inclusive afirma que não houve profeta semelhante a ele que falasse com o Criador face a face. João Batista é apontado por Jesus como o maior profeta dentre os nascidos de mulheres. Moisés fez grandes sinais, prodígios e maravilhas a frente do povo de Israel, conduzindo-os à terra prometida. João Batista batizou o Salvador, foi o primeiro a anunciar o evangelho do reino de Deus que conduz a salvação da alma. Moisés falou com o Criador face a face e não pode contemplá-Lo. João Batista não só falou com Deus na figura humana, como pode contemplá-Lo.

Afinal, quem foi o maior profeta? É difícil dizer. Mas uma coisa nosso Salvador deixou clara: O menor no reino de Deus é maior do que qualquer profeta.


"E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele." Lucas 7:28



Jesusmar Sousa Teixeira
E-mail: jesusmar@guardiaodafe.com

Empregado Público Federal, adoro escrever e faço isso em três blogs de minha autoria e edição.

Comentários
3 Comentários

3 comentários

Na verdade, o senhor (editor do site), deve saber que, Moisés foi o maior profeta ATÉ o dia que aquele (talvez Josué, pois Moisés havia morrido)que concluiu o livro de Deuteronômio terminou a redação do mesmo. Observe que o verbo LEVANTAR está no passado (LEVANTOU) e não no futuro (LEVANTARÁ), logo, a correta interpretação do assunto é dizer que, nenhum dos profetas até a conclusão de DEUTERONÔMIO foi maior ou melhor do que Moisés. Sendo assim, o texto abre uma 'válvula' para futuros profetas. Seria contradição, se dissesse: "nenhum profeta será maior que Moisés", pois João Batista é sim, maior que Moisés. Paz do Senhor. E Editor, qual é a sua opinião acerca da minha colocação?

O maior profeta sem duvida é João Batista, ele não só anunciou o cordeiro de Deus como preparou e batizou Cristo o filho primogênito de Deus, o nosso Salvador, além de estar completamente despido do que o mundo tinha a oferecer, Moisés foi sim um grande profeta em sinais e maravilhas feito por Deus,e tudo mais, mas João não precisou de tudo isso, para anunciar o evangelho que é esse o novo testamento pra todo aquele que crer...arrepender dos seus pecados reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador, e amar a Deus sobre tudo...realmente um o grande profeta, não só por anunciar a pessoa de Cristo, ou filho do homem, como ter a honra de batiza-lo. Porém nunca se esquecer de que o menor do reino do céus é maior do ele.

Concordo... realmente João Batista foi um grande profeta conforme relata na sagrada escritura... Agora o título de Santo foi dado apenas a nosso Senhor Jesus Cristo... o único que pode ser classificado como homem santo, pois Ele desceu e subiu ao céu!! Um abraço!