Afinal, quem foi o maior profeta? - Espaço da Fé

Espaço da Fé

Uma mensagem de fé e esperança para sua vida.

17 de junho de 2014

Afinal, quem foi o maior profeta?

"E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra. E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel." Deuteronômio 34:10-12


Depende muito do ponto de vista, pois as Escrituras Sagradas apontam dois profetas. Se você é judeu puro e simplesmente, pode dizer que foi Moisés. Se você é cristão, pode ter um nome a mais: João Batista.

A Torá aponta Moisés como um profeta sem igual, inclusive afirma que não houve profeta semelhante a ele que falasse com o Criador face a face. João Batista é apontado por Jesus como o maior profeta dentre os nascidos de mulheres. Moisés fez grandes sinais, prodígios e maravilhas a frente do povo de Israel, conduzindo-os à terra prometida. João Batista batizou o Salvador, foi o primeiro a anunciar o evangelho do reino de Deus que conduz a salvação da alma. Moisés falou com o Criador face a face e não pode contemplá-Lo. João Batista não só falou com Deus na figura humana, como pode contemplá-Lo.

Afinal, quem foi o maior profeta? É difícil dizer. Mas uma coisa nosso Salvador deixou clara: O menor no reino de Deus é maior do que qualquer profeta.


"E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele." Lucas 7:28



Jesusmar Sousa Teixeira
E-mail: jesusmar@guardiaodafe.com

5 comentários:

Tawan Anjos da Silva disse...

Na verdade, o senhor (editor do site), deve saber que, Moisés foi o maior profeta ATÉ o dia que aquele (talvez Josué, pois Moisés havia morrido)que concluiu o livro de Deuteronômio terminou a redação do mesmo. Observe que o verbo LEVANTAR está no passado (LEVANTOU) e não no futuro (LEVANTARÁ), logo, a correta interpretação do assunto é dizer que, nenhum dos profetas até a conclusão de DEUTERONÔMIO foi maior ou melhor do que Moisés. Sendo assim, o texto abre uma 'válvula' para futuros profetas. Seria contradição, se dissesse: "nenhum profeta será maior que Moisés", pois João Batista é sim, maior que Moisés. Paz do Senhor. E Editor, qual é a sua opinião acerca da minha colocação?

Anônimo disse...

O maior profeta sem duvida é João Batista, ele não só anunciou o cordeiro de Deus como preparou e batizou Cristo o filho primogênito de Deus, o nosso Salvador, além de estar completamente despido do que o mundo tinha a oferecer, Moisés foi sim um grande profeta em sinais e maravilhas feito por Deus,e tudo mais, mas João não precisou de tudo isso, para anunciar o evangelho que é esse o novo testamento pra todo aquele que crer...arrepender dos seus pecados reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador, e amar a Deus sobre tudo...realmente um o grande profeta, não só por anunciar a pessoa de Cristo, ou filho do homem, como ter a honra de batiza-lo. Porém nunca se esquecer de que o menor do reino do céus é maior do ele.

Anônimo disse...

Concordo... realmente João Batista foi um grande profeta conforme relata na sagrada escritura... Agora o título de Santo foi dado apenas a nosso Senhor Jesus Cristo... o único que pode ser classificado como homem santo, pois Ele desceu e subiu ao céu!! Um abraço!

Bruno José disse...

O fato de João Batista ser o maior profeta nascido de mulher, seria pelo simples fato do mesmo ver a profecia proferida por milhares de anos através de tantos profetas se cumprir diante dele, no momento em que contemplou a Jesus.
Observe o que o próprio apóstolo Pedro diz em sua epístola: 1 Pedro 1

Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.
1 Pedro 1.12
Esses homens estimestimulados pelo Espírito profetizaram, porém,não viram se cumprir esta mesma profecia. DifenDiferentemente de João cujo a profecia de Isaías se cumpre nele tanto a respeito dele como de Jesus Cristo.

Jesusmar Sousa disse...

Deus abençoe a todos! Comentários produtivos e espirituais que contribuem.