Livro ou tablet?

Há alguns meses atrás eu conversava com um companheiro de igreja a respeito da tecnologia influenciando, inclusive no que tange a leitura da Bíblia.

Para muitos tem sido mais conveniente, mais confortável, melhor utilizar aparelhos eletrônicos (Notebook, computadores, tablets, celulares) que utilizar a Bíblia mesmo habitual, em capa e folhas. A pergunta feita é: Será que essa preferência de alguma forma desvirtua a palavra de Deus ou o culto?

Acredito que  é um ponto de vista que em certos casos exige discernimento para entender como, quando e onde usar. 

Sendo prático. Se você está em um culto na igreja, será conveniente abrir um aparelho eletrônico ao invés da Bíblia? Pelo menos no atual momento não. De repente daqui há alguns anos será algo perfeitamente natural, no entanto, neste momento, por conta do bom senso, não é nada legal se fazer isso. Imagine todos com Bíblias nas mãos e você com um celular ou tablet? A impressão que dá é que você está vendo outras coisas e não a palavra de Deus.

Por outro lado, em casa, no trabalho e até mesmo na rua a história é outra. Imagine você no seu trabalho, num momento de descanso e deseje ler a Bíblia? Se você a tiver num celular ou aparelho eletrônico que seja, certamente será muito mais prático. De igual modo na rua. Imagine você evangelizando e de repente precise passar uma palavra, porém, você está sem Bíblia. Nessas horas ter um celular que tenha as sagradas escrituras é uma ótima ideia. Em casa nem se fala. 

Eu particularmente tenho usado com maior frequência a Bíblia digitalizada ao invés do livro propriamente dito. Entre as várias vantagens, pode-se fazer pesquisas rápidas como se fosse em chaves bíblicas, facilidade de manuseio e até compartilhamento pela internet. Não deixei de usar o livro. Sempre o tenho.

Acredito que o uso eletrônico ou físico não desvirtua as Sagradas Escrituras, até porque, o que salva, o que restaura, o que orienta não é o livro físico em si e sim as palavras nelas contidas. O fato de eu ler num tablet não tornará a Bíblia mais, nem menos santa. Agora não esqueça do bom senso. Existem lugares e ocasiões.


"Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor:Porei as minhas leis em seus corações,E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades." Hebreus 10:16-17

A vontade de Deus, as leis serão escritas nos corações. Então, podemos compreender que o que menos interessa é onde lemos as escrituras fisicamente. Ora, se anteriormente foram escritas até em pedras... O que importa é guardá-las no coração.



E você, o que acha? Deixe sua opinião.


Livro ou tablet? Livro ou tablet? Reviewed by Jesusmar Sousa on 13:49 Rating: 5

Nenhum comentário

Author