20 de maio de 2012

O que aconteceu com o Jardim do Éden?


"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado." Gênesis 2:8

Existem muitas teorias, inclusive a de que o jardim jamais existiu, que se tratava somente de uma lenda ou metáfora.

Vou resumir nesta postagem, algumas colocações e considerações que podem nos levar à pelo menos imaginar o que tenha acontecido.

Para início de conversa, vamos analisar os versículos acima do citado no início da postagem.


"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." Gênesis 2:5-6


Para início de conversa, ainda não havia vegetação quando Deus criou o homem. Somente terra. Então segue o versículo 8 do mesmo capítulo, indicando que Deus criou o jardim e pôs o homem para cuidar dele.

Daí logo veio a ordem explícita de não tocar no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e o final todos já somos conhecedores.

E se o jardim foi destruído? Uma possibilidade. Vale a pena lembrar que séculos depois, Deus mandou o dilúvio sobre a Terra que destruiu tudo. Se realmente o jardim do Éden estava em algum local da Terra, foi varrido pelas águas.

Ainda existe uma outra teoria a se ponderar. Após o homem ter pecado, Deus em conversa com o Senhor Jesus e o Espírito Santo, decide tomar uma decisão:



"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado." Gênesis 3:22-23


A  observação fica por conta da árvore da vida. Você lembra onde achamos outra referência a respeito dessa árvore? Vejamos:



"No meio da sua praça, de uma a outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos." Apocalipse 22:2


Se Deus arrancou o homem do Éden para não comer da árvore da vida, então seguindo a lógica de acordo com a visão de João, o jardim se encontra com Deus no céu.


Isso não impede também que entendamos que o jardim se encontra em um plano espiritual, já que Deus passeava no mesmo no fim da tarde (Gênesis 3:8). Deus é espírito, o homem era espírito e carne. A partir do momento que foi expulso, perdeu a condição de contemplar a face de Deus (Êxodo 33:20).


O que podemos ter a mais absoluta certeza é que pela fé, cremos que o jardim do Éden realmente existiu. Aliás, existe. É o paraíso prometido aos que creêm, vencedores, fiéis até o fim.


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." Apocalipse 2:7


Deus abençoe a todos em o nome do Senhor Jesus Cristo.



Empregado Público Federal, adoro escrever e faço isso em três blogs de minha autoria e edição.

Comentários
7 Comentários

7 comentários

Gostei da explanação, e de certo modo prefiro a de que o jardim foi destruído no dilúvio, pois não faria mais sentido permanecer na Terra. Talvez tenha sido levado milagrosamente da Terra à Nova Jerusalém, e possivelmente só teremos a resposta quando chegarmos lá.
Abraços

Obrigado pela opinião Georges. É isso mesmo. A nossa ideia não é pregar o absolutismo ou apenas um único ponto de vista.Fico muito feliz quando as pessoas manifestam suas opiniões.

Deus te abençoe querido.

Abraço.

Deus Abençoe, era uma dúvida antiga que eu tinha, sei que não mudaria em nada minha vida, mais era só pra agregar conhecimento

Eu achei muito boa a sua explicação E o melhor é a base biblica, Eu gosto quando as pessoas fazem essas perguntas pq isso mostra q estamos refletindo na palavra E querendo cada vez mais buscar a essência E Deus e isso agrega conhecimento e é muito bom parabéns que Deus te abençoe E ilumine

Graça e paz Kauany! Muito obrigado. É esse o intuito: Fazer as pessoas pensarem. Um forte abraço. Deus ilumine!

Essa é uma questão deveras interessante. Sempre pensei sobre o que havia acontecido com o Éden.

Depois de ler a bíblia e pesquisar sobre geografia, cheguei à seguinte opinião: Após a entrada do pecado no mundo e a expulsão do homem, o Éden foi retirado (não destruído) da terra por Deus.

Segundo meu entendimento, o Éden era uma representação do céu. Como o ser humano se afasta de Deus e em vida terrena passa a ser incapaz de viver plenamente para a glória do Criador, todos tornam-se indignos de adentrarem no paraíso até que ocorra a santificação plena; e isso só é possível após a morte do corpo material.

Assim, tenho para mim que o Éden está com Deus

Olá meu caro amigo e irmão em Cristo Jesus, supostamente como os exemplos referidos no contexto acima, nos mostra que, a Árvore da Vida se encontra na Eternidade, Deus na sua plenitude poderia e pode ter retirado o jardim do Éden até mesmo antes do dilúvio, é importante analisar que está escrito no livro do profeta Isaías 65:17 que diz; Porque, eis que crio novos céus e nova terra, e não a era lembrança das coisas passadas, e não mais recordação.

O Senhor crio novos céus e nova terra, e que era no principo da humanidade Deus fez o jardim do Éden com a árvore da vida e a árvore com o conhecimento do bem e do mal, certamente no jardim que já está pronto na Eternidade terá somente a Árvore da Vida, e como pode haver duas árvores da vida, certamente Deus transladou a Árvore da terra a árvore da vida antes do dilúvio.

Obrigado pela atenção abraços, Gabriel dr Jesus aqui.