SOBRE OS ANJOS - Espaço da Fé

Espaço da Fé

Uma mensagem de fé e esperança para sua vida.

12 de novembro de 2010

SOBRE OS ANJOS

Além de tomar como prática na minha vida, gosto muito de observar detalhes bíblicos e este post faz observação a um detalhe que mostra como o Senhor Deus, trabalha de maneira organizada.

O texto sagrado mostra algumas divisões de classe entre anjos, são elas: Serafins (Isaías 6:6), Querubins (Salmos 99:1), Arcanjos (1 Tessalonicenses 4:16) e anjos (Salmos 148:2).

Os serafins no livro de Isaías, aparecem como uma classe espiritual que fica ao redor do trono, sempre ministrando louvor:

"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." Isaías 6:1-2

Querubins são seres misteriosos citados na Bíblia com aspectos de animais e de homens. O livro de Ezequiel fala sobre esses seres:

"Do meio dessa nuvem saía a semelhança de quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de homem. Cada um tinha quatro rostos, como também quatro asas... A forma de seus rostos era como o de homem; à direita, os quatro tinham rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; e também rosto de águia, todos os quatro. Assim eram os seus rostos. Suas asas se abriam em cima; cada ser tinha duas asas, unidas cada uma à do outro; outras duas cobriam o corpo deles." Ezequiel 1:5-11

Em Apocalipse, é possível notar a presença de seres semelhantes, vistos por João. Querubins:

"O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando." Apocalipse 4:7

Entre as duas visões, há somente uma divengência: O número de asas dos seres. João afirma que viu seis e Ezequiel quatro. Mas isso é perfeitamente aceito, pois apesar de serem de Deus, eram homens. Muitas visões espirituais poderiam ser "perturbadoras", por se tratarem de mistérios nunca antes vistos.

Anjos hierarquicamente são inferiores, o que não significa que não tem muita importância, pelo contrário, são muito úteis aos serviços do Senhor (Salmos 104:4) e aos próprios santos (Hebreus 1:14).

São os que estão mais próximos dos seres humanos pois a Bíblia afirma que eles estão ao nosso redor:

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra." 
Salmos 34:7

Dentro do contexto bíblico, os arcanjos são superiores aos anjos em geral. Daí então, podemos observar que o Reino de Deus é uma Reino organizado. 

A Bíblia faz a principal citação de arcanjos, quando fala em Miguel (Daniel 10:13) e Gabriel (Daniel 8:16).

Esses dois arcanjos, que por sinal, são os únicos nomes de anjos citados na Bíblia, se diferenciam por suas missões.

No próximo estudo, falarei a respeito da diferença característica entre Miguel e Gabriel.


Nenhum comentário: