SÉRIE: ARMADURA DE DEUS II - A VERDADE E A JUSTIÇA - Espaço da Fé

Espaço da Fé

Uma mensagem de fé e esperança para sua vida.

27 de setembro de 2010

SÉRIE: ARMADURA DE DEUS II - A VERDADE E A JUSTIÇA

"Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;" Efésios 6:14

Iniciando o detalhamento da Armadura de Deus, vemos os dois primeiros elementos: Cingir os lombos com a verdade e vestir a couraça da justiça.

A verdade é apresentada na Bíblia das seguintes maneiras:

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17

"A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." Salmos 119:142

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

Então lendo os versículos acima, podemos perceber que a verdade gira em torno da Palavra de Deus. Das leis de Deus. E o Senhor Jesus? Também a Palavra de Deus, como está escrito:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." João 1:1-2

Esse versículo refere-se ao Senhor Jesus como o Verbo. Então Ele era a palavra. E mais adiante Ele afirmou que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Não entrarei em detalhes sobre a Palavra neste momento pelo fato de que mais adiante, vamos ver ela aparecendo novamente, aí sim, vamos nos aprofundar em sua importância. O que podemos dizer é que, se a palavra é apresentada como sendo para cingir, significa dizer que ela serve para o equilíbrio, haja vista que quando se usa cinto, usa-se na cintura, no centro do corpo. No meu ponto de vista, representa o equilíbrio espiritual.

Sobre a couraça, a justiça, temos:

"O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra." Provérbios 21:21

"A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos." Provérbios 14:34

"Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus." Romanos 10:3

"Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem." Salmos 89:14

"Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face." Salmos 11:7

"Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se." Apocalipse 22:11

A justiça em si, quando relatada na Bíblia significa a prática da mesma. Quando uma pessoa tem uma vida íntegra e reta perante Deus, então essa pessoa, automaticamente se torna uma pessoa justa. Praticante da justiça.

Mas em que condições podemos ser justos, se até no pensar somos pecadores? A Bíblia responde:

"sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado." Gálatas 2:16

Que maravilhoso! Paulo diz uma grande verdade aos gálatas, homem algum pode ser justificado pela Lei, mas podemos sim, ser justificados pela fé em Jesus Cristo, como temos sido. Quem não pratica pecado? Todos somos sujeitos à falhas, mas somos justificados mediante a Fé. E como vive o justo de Deus? Pela Fé:

"todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma." Hebreus 10:38

Então está resolvido! A justiça só pode ser adquirida por meio da fé e de uma vida reta, mediante a Palavra de Deus, uma vida de integridade para com o Altíssimo.


Para concluir: A couraça servia em uma batalha antigamente, para proteger o maior espaço do corpo, inclusive proteger os órgãos vitais. Então a justiça, nos protege, guarda nossa fé, nossos órgãos vitais, espiritualmente falando, inclusive guarda o coração, pois quando praticamos a justiça, nos desviamos de todas as coisas imundas.

No próximo post, daremos continuidade ao estudo.




2 comentários:

Joseane Ascenção disse...

Muito bom o estudo !!!
Que Deus lhe continue dando sabedoria para escrever estes estudos !!!

Idelmária Ferreira disse...

O Blog tá bom hein!!!!!!
Que Deus continue te inspirando mais e mais!