A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PALAVRA DE DEUS - PARTE III

1. O PLANO DE DEUS PARA A HUMANIDADE


1.2. PORQUE A EXPULSÃO DO PARAÍSO?


Como não foi possível estabelecer Seu Reino por causa da desobediência do homem, então Deus se viu obrigado a expulsar Adão e Eva do Paraíso. No mesmo capítulo 3 de Gênesis no versículo 8, a Bíblia relata que Deus chamava eles, porém eles haviam se escondido por causa do pecado. O detalhe importante do versículo é que Deus andava no meio do jardim. O que significa dizer que Deus tinha uma comunhão estreita com o homem. Afinal de contas antes do pecado o homem era perfeito, pois a Bíblia diz que Ele nos criou Sua imagem e semelhança. Deus era perfeito! Então Sua imagem e semelhança também eram perfeita até que se achou pecado nele. Agora analise o versículo que segue: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Êxodo 33:20. Porque o homem não pode mais contemplar a face de Deus? Por causa do pecado. Deus é santo e tudo que é impuro diante Dele é destruído.

Se você ler com profundidade o livro de Êxodo e Levíticos, você vai ver que Deus ordenou que Moisés fizesse um tabernáculo, onde Deus estaria nele representado por um dos mais importantes utensílios, A Arca da Aliança. A arca da aliança significava a presença de Deus. Quando o sumo sacerdote entrava (anualmente) para sacrificar a Deus, ele tinha a oportunidade de entrar no santo dos santos e ficar “frente a frente” com Deus. Deus se manifestava entre as asas dos dois querubins que foi projetado em cima da arca e passava suas mensagens ao povo através do sacerdote.

Nenhuma pessoa era autorizada a tocar na arca a menos que fosse sacerdote e nem todos eles. Somente aqueles que Deus escolheu. A Bíblia conta dois episódios, em que homens não autorizados, até com boa intenção, tocaram a arca e foram exterminados por isso. Veja a seguir:

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.” Levítico 10:1-2

“Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.” 2 Samuel 6:6-7.

Neste último versículo se você prosseguir lendo, verá que Davi, o rei Davi (homem segundo o coração de Deus) temeu levar a arca para sua casa. Nos dois casos houve até boa intenção, porém, qualquer homem que tocasse a arca que não fosse o sacerdote escolhido e com a devida purificação para tal fim era destruído.
Deus é Santo, em contraste ao homem, que após sua queda, tornou-se pecador.

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.

“Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há sequer um.” 
                                                                                                                                         Salmos 53:2-3

Para se ter uma idéia sobre a gravidade do assunto, a única coisa que pode separar o homem de Deus não é o diabo, nem anjo ou outra coisa qualquer, somente uma coisa: o pecado.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Isaías 59:1-2

Eis aí a razão da expulsão. O pecado causa um separação porque se trata de uma traição para com os preceitos de Deus. Adão cometeu um dos pecados mais detestáveis por Deus, a desobediência e consequentemente rebelião contra a vontade de Deus.

“Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto aos ídolos do lar.”                 1 Samuel 15:23.

Quando somos rebeldes, desobedientes as ordens de Deus, nos tornamos semelhantes a feiticeiros, provocando Sua ira. Resumindo: A desobediência do homem provocou sua expulsão do paraíso, pois Deus jamais habitaria com infiéis, impuros e desobedientes.








A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PALAVRA DE DEUS - PARTE III A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PALAVRA DE DEUS - PARTE III Reviewed by Jesusmar Sousa on 14:19 Rating: 5

Nenhum comentário

Author